quarta-feira, 1 de agosto de 2012

o anjo- Bruno Santana


E dia desses encontrei um anjo na rua.
Tenho certeza que poucos notaram:
um bêbado
algumas crianças
eu
ninguém.

Vestia uma jaqueta de couro
uma bota lustrada
fumava um cigarro
e óculos escuros.

Se não fosse um anjo
juraria que era apenas mais um

mas
era um anjo
eu tinha certeza.

Suas asas não apareciam
mas sabia que estavam ali:

Em algum lugar entre a jaqueta de couro
e a camisa desbotada.

O anjo andava
e olhava para as pessoas

Com cara séria e sisuda
de como quem pensa em tudo e
em todos

E seu andar entregava sua origem angelical
Andava com calma

Na multidão complexa

sem esbarrar em ninguém

Sorria para as crianças
e elas radiantes retornavam o sorriso.

Era um anjo simples
e moderno
talvez nascido aqui mesmo na terra
e promovido à categoria de anjos

Como eu pude saber que era angelical
isso nunca vou saber
Mas seu rosto cintilava aos meus olhos
e sua presença me enchia de terror e paz

Logo eu que pensava ser ateu

mas, acho que acreditar em anjos não é o mesmo que acreditar em Deus

Acreditar em anjos é poético
e poesia é tudo o que desejo.

O anjo andava
andava
andava

inevitavelmente tive de segui-lo
pela rua infestada de pessoas
fria e cheia de vento

Era difícil acompanhá-lo,
pois caminhava no rápido passo angelical
e não esbarrava em ninguém.

Eu também estava de bota
que machucava meu pé
e não conseguia desviar de ninguém.

O perdi de vista
e foi a pior hora do meu dia.

Continuei seguindo em frente
e andando
e andando
e esbarrando

Quando parei para perceber
todos tinham o mesmo semblante
do anjo que eu vira

E todos radiavam
e todos cintilavam

e na rua não havia mais carros.

"Que coisa mais estúpida" ~ pensei eu, acendendo o cigarro.

Quando dei a primeira tragada
O anjo da jaqueta de couro
tomou o isqueiro de minha mão
acendeu seu próprio cigarro angelical

Deu uma baforada na minha cara
expeliu toda a fumaça e me disse
me fulminando com os olhos:

"Estúpida mesmo é essa sua mania de não acreditar
em nada".

Atravessou o cruzamento
bateu as asas
e voltou para sua casa.

Um comentário: